sexta-feira, 29 de novembro de 2013

O BALANÇO FINAL



O final do ano mais uma vez se aproxima. É hora de fazermos um balanço final.
A exemplo das firmas que fecham suas contas de lucros e perdas, nós também fazemos o nosso balanço particular.
Como foi o nosso desempenho neste ano?
O dono de nossas vidas é proprietário do nosso mundo. Ele espera ansiosamente o resultado final dos nossos atos, das nossas escolhas e das nossas decisões, mas principalmente a nossa participação efetiva na vida de nosso próximo, na vida de nosso irmão.
Na verdade o nosso Pai já sabe com antecedência este saldo final. O que Ele espera realmente é a colheita farta dos frutos, pois as sementes foi Ele que nos deu.
Os lançamentos a débito ou a crédito do ano que se finda, a nossa contabilidade final, deve ser estudada atentamente.
Como filhos de Deus que somos, como foi a nossa real ajuda aos necessitados de tudo: de um gesto que fosse, de uma palavra de ânimo, de um ombro amigo ou mesmo de um pedaço de pão.
Analisando os meus resultados penso que minha colheita poderia ter sido melhor. Eu
sinto que nosso Pai esperava um pouco mais de nós. Ele esperava recolher “ mais talentos” em troca de suas infinitas benções e graças que nos foram dadas.
Mais uma vez Ele nos fala no coração: “Filhos, espero que neste ano que se aproxima a colheita seja ela de muitos frutos, principalmente de sua partilha com os meus pequeninos, que esperam a sua total doação.”
A seguir o conto simples e singelo, mas que nos ensina uma grande lição:

Um homem recebeu, certa vez, a visita de alguns amigos.
- Gostaríamos muito de que nos ensinasses aquilo que aprendeste todos estes anos, disse um deles.
- Estou velho, respondeu o homem.
- Velho e sábio, disse outro. Afinal de contas, sempre te vimos rezando durante todo este tempo. O que conversas com Deus? Quais são as coisas importantes que devemos pedir?
O homem sorriu:
- No começo, eu tinha o fervor da juventude, que acredita no impossível. Então, eu me ajoelhava diante de Deus e pedia para que me desse forças para mudar a humanidade  Aos poucos, vi que era uma tarefa além de minhas forças. Então comecei a pedir a Deus que me ajudasse a mudar o que estava à minha volta.
- Nesse caso, podemos garantir que parte do teu desejo foi atendido, disse um dos  amigos.  Teu exemplo serviu para ajudar muita gente.
- Ajudei muita gente com meu exemplo; mesmo assim, sabia que não era a oração perfeita. Só agora, no final de minha vida, é que entendi o pedido que devia ter feito desde o inicio.
- E qual é este pedido?
- Que eu fosse capaz de mudar a mim mesmo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Refletindo...

Refletindo...