terça-feira, 3 de dezembro de 2013

É TEMPO DO ADVENTO, É TEMPO DO AMOR
 
A palavra Advento tem origem latina e quer dizer “chegada”, pois é esperada a vinda de Jesus Cristo. Esta época de espera da chegada do Senhor ocorre nas quatro semanas antes do Natal.
Deus em seu amor e bondade dá oportunidade de cada um se conscientizar de suas atitudes, refletir e ver o que pode ser feito por elas. O tempo do advento faz a esperança renascer, o coração pode ser purificado para receber abertamente a mensagem e a vinda do Senhor. Deste modo, a vida se torna mais alegre e completa com Ele.
No tempo do Advento há alguns símbolos que a igreja católica destaca, um deles é a coroa ou também chamada de grinalda do Advento, ela representa o anúncio do Natal e surgiu no norte da Europa, nos países escandinavos e Alemanha e com a cultura cristã espalhada pelo mundo todo, este símbolo é utilizado no Brasil.
Esta coroa é formada por um círculo de folhagens verdes que significa a eternidade, devido a sua forma redonda, já a cor verde é a esperança. Junto com as folhas há entrelaçadas nelas uma fita vermelha que simboliza o Amor, seja tanto o de Deus como ainda de todas as pessoas pela espera do Filho Dele. Além desses objetos tem no centro do círculo o lugar para colocar as quatro velas, as quais cada uma vai ser acesa nos quatro domingos do Advento, o sinal delas é da perseverança e luz na fé. Em alguns casos, é colocada ao lado da coroa no Natal uma vela branca ou ainda uma imagem do menino Jesus.
Estes símbolos têm suas representações, porém o mais importante é preparar o coração, renovar o amor de Deus a cada dia. Afinal, Deus é misericórdia e amor, o Advento dá a esperança de tornar o homem mais vigilante na espera do Senhor e receber sua Palavra de modo mais consciente.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Refletindo...

Refletindo...