terça-feira, 5 de novembro de 2013

DOCE IRMÃ DULCE


 
Desculpem minha a memoria. Normalmente quanto comento ou escrevo num desabafo, por ser verdade ou não, ou ser uma ofensa, gosto de dar o nome de quem o fez, como também nomeio, se foi imprensa escrita ou falada, mas, de qualquer maneira eu tenho que me pronunciar.
As palavras , ou um desumano comentário foram estas:" Irmã Dulce não é tão doce como parece" Ela tem recebido"propinas"em nome de seus doentes." 
Meu Deus como posso calar-me?
Meu senhor, você além de desumano é mal informado, e com certeza não tem Deus no coração.
 Irmã Dulce é o testemunho vivo e não dissertações sobre o Amor e o serviço ao próximo. Ela viveu o lema de vida"Amar e servir"
Esta doce mulher franzina e doente foi um viver contínuo ao serviço dos doentes e abandonados.
Alguns podem dizer: "Ela era uma santa. Eu sou um simples mortal"
ENGANO. mais simples e mortal que irmã Dulce é difícil encontrar.
Doente, com apenas 30% de sua capacidade respiratória, ela ia literalmente ao chão e lavava os doentes que ela encontrava em seu caminho: bacia e toalha na mão. Ensinamento de Cristo aos seus discípulos no lava pés.
Ela atendia só atendia onde havia miséria, sofrimento e esquecimento. Uma entrega total, absoluta. A água que ela limpava seus desvalidos, como que brotava de seu coração cheio de amor e abnegação.Quando não   teve lugar para colocar seus doentes, arrombou uma casa na Ilha dos Patos e lá germinou a grandiosa obra  até hoje reconhecida pelo mundo inteiro. Depois de ser despejada de lá, o prefeito de Salvador tbém a expulsou dos Arcos de Bonfim e do Mercado dos peixes. Irmã Dulce não se abalou com mais esta expulsão, pegou sua toalha e bacia de caridade viva no seu peito e fez do galinheiro do convento onde vivia o seu Hospital Sto Antônio.
Nós vivemos lendo, filosofando sobre o amor, a vida, a justiça, a verdade. Somos doutores em soluções para o país, as cidades, os bairros, etc. Os nossos "banhos" são pura teoria. Certo?
Está na hora de pegarmos a bacia, a toalha e seguirmos, um pouco que seja,  o exemplo desta santa madre. Mas para isto temos que nos lavar primeiro. Não o corpo mas o espírito, o coração, deixando de lado o preconceito, a vaidade, o orgulho, o egoísmo, a língua maldosa...
" para cada gota de água na bacia do outro, coloquemos na nossa um litro com muito sabão. Sem purificação que é essencial só estaremos dando volta ao redor de nós mesmos e o mundo cada vez pior".
Se ela recebia propina, que eu duvido, pois ela só aceitava ajuda vinda do coração generoso,  eram com certeza para seus doentes.
Você que pronunciou este absurdo viu irmã Dulce desfilando com carro importado, vivendo em  apto de luxo ou comprar mansões em praias paradisíacas?
As obras de irma Dulce são conhecidas no mundo todo. Ela sim viveu estas palavras: "lavou os pés dos que precisaram sentir, por suas mãos o Amor de Deus". Dei-vos o exemplo para que, como Eu fiz, assim façais também vós".(JO. 3-15).
(alguns trechos adaptados do texto do pe. Antônio Maria).

2 comentários:

  1. Com a postagem deste vídeo sobre a vida e obra de Irmã Dulce, lá da Bahia, abrindo o blog, você, ungida pelo Espírito Santo de Deus atingiu nossa alma, coração, mente e raciocínio lógico. Impossível não se emocionar , parar, refletir!... Independente de classe social, cultura e cor, a imagem e semelhança do Criador se fará mais presença em nós, após o exemplo do amor-cristão. Esta postagem retrata a exteriorização de seu interior humano caridoso e servil ao Senhor. Sutilmente este vídeo simboliza“ a seta “ É como se ele dissesse este é o caminho do Senhor . Não há ideologia que não se adéqüe ao conteúdo desta obra prima de um anjo que esteve entre nós. Peço a todos meus amigos para visitarem este blog: http//pedaçosdemim62.blogspot.com.br/ quase na certeza de que retornarão seguidas vezes ,pois os conteúdos são de grande valia. Se somos centelha do divino, melhor nos tornaremos, posto que beneficiados com o compartilhamento de seus artigos que só acrescentam . Precisamos e muito, de assuntos motivadores, interessantes, e de um astral que é amostragem do amor à vida, superação e continuísmo na bela trajetória da vida. Farei deste comentário, um pouco extenso, o próximo texto em meu blog. E o farei prazerosamente. Fica o lembrete: http//pedaçosdemim62.glogspot.com.br ( José Roberto )

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
    fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.

    ResponderExcluir

Postagens populares

Refletindo...

Refletindo...